FANDOM


Dona Neves

Dona Neves - Seriado

Nome
Dona Neves
Morada
Mora na casa n° 72
Primeira Aparição
Última Aparição
-
Dublagem
Sandra Mara Azevedo
Cecília Lemes
Ator
Dona Neves é uma personagem do seriado mexicano Chaves. É interpretada por María Antonieta de las Nieves, a mesma intérpréte de Chiquinha.

Sua primeira aparição, esporádica, ocorreu em 1977, no episódio O Despejo do Seu Madruga. A partir de 1979, ela se torna personagem fixa do seriado, juntamente com o carteiro Jaiminho, para substituir os personagens Quico e Seu Madruga.

Já era citada antes da criação da personagem pela Dona Florinda, quando esta ameaçava Seu Madruga após lhe dar um tapa, dizendo: "E da próxima vez, vá (executar a ação que lhe causou o tapa) para sua avó!" No desenho animado Dona Neves é semelhante ao Seu Madruga

Personagem Editar

Bisavó de Chiquinha, também interpretada por María Antonieta e avó de Seu Madruga, Dona Neves passa a residir no apartamento 72 da vila do Sr. Barriga, junto com sua bisneta, após a saída de Seu Madruga.

Dona Neves chama a sua bisneta de biscaneta, e a Chiquinha a chama de biscavó.

Apesar da idade avançada, Dona Neves é alegre como uma criança e bastante brincalhona, sempre se divertindo e inventando piadas com os outros moradores da vila. Porém, às vezes, ela também aparece de mau humor, chegando a bater no menino Chaves e em outras crianças da vila, como Nhonho.

Algumas atitudes de Dona Neves são bastante parecidas com as de Madruga. Como exemplo, em um episódio, ela chegou a despejar o refresco de Pópis na mão da menina, assim como fez Seu Madruga com o Quico em outros episódios. Ela também tem o costume de não pagar o aluguel, provocando a antipatia de Seu Barriga, devido aos 14 meses de aluguéis atrasados devidos pelo neto dela.

Ela tem Dona Florinda, mãe de Quico e tia de Pópis, como sua principal inimiga, pois sente uma estranha sensação de desrespeito com ela e vive discutindo com a mesma (e também com Dona Clotilde) para ter o direito de lavar a roupa no tanque do pátio.

Assim que chega à vila, Dona Neves (apesar de ser uma senhora de muita idade) tem um pequeno interesse pelo carteiro Jaiminho, que não a corresponde.

Em 1981, com o retorno de Ramón Valdés (Seu Madruga) ao seriado, Dona Neves deixa de aparecer, com exceção de um episódio, onde ela vê seu neto e pula pra cima dele.

Em 1982, Valdés deixa o seriado novamente para tratar de seu câncer e Dona Neves volta a aparecer, porém, com menos frequência, entre 1982 e 1985. Sua última aparição ocorreu em um episódio de 1990, após a morte de Valdés.

Quico é o único que não interage com ela, devido ao fato de seu intérprete, Carlos Villagrán, ter deixado o seriado em 1978, um ano antes de Maria Antonieta (intérprete de Chiquinha) começar a interpretar também Dona Neves. É uma senhora de muita idade, já quase completamente caduca, por outro lado mostra semelhanças com a bisneta com seu jeito trapaceiro e sarcástico de ser. Sua idade avançada não a impede de paquerar com o carteiro Jaiminho.

Bordões Editar

  • "Que, que, que, como?"
  • "Tche, tche, tche" (risada)
  • "Chuén, chuén, chuén" (choro)
  • "Vou mandar um ferido pra Cruz Vermelha!"

Fontes Editar

Personagens
Chaves . Chiquinha . Cândida . Dona Clotilde . Dona Edwiges . Dona Florinda . Dona Neves . Frederico . Glória . Godinez . Jaiminho, o Carteiro . Malicha . Nhonho . Paty . Professor Girafales . Pópis . Quico . Seu Barriga . Seu Madroga . Seu Madruga . Sr. Furtado