FANDOM

Dona Clotilde

Dona Clotilde Seriado e Desenho Animado

Nome
Dona Clotilde
Morada
Mora da casa nº 71
Primeira Aparição
-
Última Aparição
-
Dublagem
Helena Samara
Ator
Angelines Fernández

Dona Clotilde, também conhecida como Bruxa do 71 é uma personagem do seriado Chaves, interpretada pela atriz Angelines Fernández.

Personalidade Editar

Apaixonada por Seu Madruga, sempre tenta conquistá-lo, preparando várias comidas gostosas, de sobremesas a frangos assados. As comidas costumam ser visadas e roubadas pelas crianças da vila. As mesmas costumam fazer piadas e demonstrar medo dela devido à sua aparência envelhecida e sua peruca azul (assim como seu longo vestido), fazendo com que ficasse conhecida como "Bruxa do 71", devido ao fato de morar na residência de número 71, próxima à de Dona Florinda. O interior de sua casa foi mostrado (filmado por dentro) apenas uma vez em 1983 no episodio semelhante "Espiritos Zombeteiros" com Jaiminho no lugar de Seu Madruga, aliás a casa de Dona Clotilde é bem maior por dentro do que por fora e é tão bonita e mobilhada quanto a casa de Dona Florinda.

Clotilde, em certo ponto da história, possuiu um pequeno cachorro chamado "Satanás" (que também já apareceu como um gato), que ficava escondido em sua casa devido a uma proibição apoiada ferrenhamente por Dona Florinda, que abominava animais e crianças pequenas na vila, chegando a pregar cartazes explicitando as proibições, consideradas ridículas por Dona Clotilde, que, mesmo com uma situação financeira tão boa quanto a de Florinda, não se considerava superior aos outros, como a vizinha.

Apesar de ser apelidada de bruxa e consequentemente ser considerada maligna pelas crianças, na realidade Clotilde é uma senhora muito boa e generosa (sem qualquer "poder mágico" ou "habilidade sobrenatural") e uma das pessoas mais decentes da vila. Seu Madruga sempre foge da Dona Clotilde que é sempre apaixonada por esse homem tentando se afastar da velha senhora do apartamento 71.

Bordões Editar

  • É melhor não dizer nada.
  • Quem é bruxa? E Eu não sou nenhuma bruxa!
  • É você, Satanás?
  • Deixe/deixem o meu Madruguinha em paz! (Quando alguém maltrata o Seu Madruga)

Fontes Editar

Personagens
Chaves . Chiquinha . Cândida . Dona Clotilde . Dona Edwiges . Dona Florinda . Dona Neves . Frederico . Glória . Godinez . Jaiminho, o Carteiro . Malicha . Nhonho . Paty . Professor Girafales . Pópis . Quico . Seu Barriga . Seu Madroga . Seu Madruga . Sr. Furtado