FANDOM

Chiquinha

Chiquinha - Seriado

Nome
Chiquinha
Morada
Mora da casa nº 71
Primeira Aparição
Remédio Duro de Engolir (1972)
Última Aparição
Antes Um Tanque Funcionando que Uma Lavadora Encrencada (1980) Chaves
Américas e fenômenos (1992) no Programa Chespirito
Dublagem
Sandra Mara Azevedo de 1984-1988
Cecília Lemes de 1990-1992
Ator

Chiquinha é uma personagem do seriado Chaves interpretada por María Antonieta de las Nieves. Tem oito ou nove anos de idade e é filha de Seu Madruga

Personalidade Editar

Sua mãe morreu após o parto, fazendo com que ela vivesse apenas com o pai, Seu Madruga. É travessa, baixinha, cheia de sardas, esperta e muito astuta, porém, sem muita capacidade intelectual para a escola e quase se sempre acaba apanhando dos meninos por ser travessa. Seu verdadeiro nome é Maria Francisca Valdez, nome dado pelo seu pai por causa das pintas no rosto que herdou da bisavó, Dona Neves. Chiquinha é uma feminista convicta, e adora pregar peças e se dar bem às custas dos amigos Chaves e Quico, que sempre caem nas armações da garota. Apesar das armações, Chiquinha tem um bom coração e ama a todos. É secretamente apaixonada por Chaves, o que a faz sentir ciúmes de Paty, uma colega de colégio pela qual Chaves e Quico são apaixonados. Seu penteado é composto de duas marias-chiquinhas desalinhadas e uma pequena franja, e ela usa óculos.

Bordões Editar

  • "Sim! Pois é, pois é, pois é!"
  • "Ué, ué, ué, ué, ué!!!" (choro)
  • "Eu vou contar tudo pro meu pai que você me..." (depois que alguém bate nela ou não faz o que ela quer, quase sempre ela inventa mentiras)
  • "Ai, Chaves, o que você não tem de burro, você tem de burro!"
  • "Ai, Chaves você só não é mais burro por falta de vitaminas"
  • "Eu?" (quando mandam que ela faça algo), a que costumam responder "sim, você!", e ela retruca "Sim, claro, eu!"
  • "Papaizinho lindo, meu amor!" (normalmente usado quando ela quer pedir dinheiro para comprar guloseimas. Algumas vezes, a expressão papaizinho é alterada para professorzinho, quando ela se dirige ao Professor Girafales, normalmente para conseguir melhores pontuações na escola).
  • "A filhinha do Madruguinha disse com licencinha."

Curiosidades Editar

Chiquinha - Desenho Animado

Possível versão de Chiquinha em Chaves em Desenha Animado.

  • Chilindrina, que é o nome da personagem no seriado original, é também o nome de um pão doce salpicado de açúcar, vendido no México. Seu apelido vem daí, como revelado pelo próprio Seu Madruga no episódio em que é despejado pelo Seu Barriga.
  • A atriz Maria Antonieta de Las Nieves também interpreta a bisavó de Chiquinha, Dona Neves, cujo nome foi escolhido devido ao sobrenome original da atriz (Nieves, traduzido em português como Neves).
  • Em alguns dos primeiros episódios dublados, Chaves a chama como Francisquinha, diminutivo de seu verdadeiro nome.
  • Em 2002, Maria Antonieta e Roberto Bolaños entraram em uma disputa judicial pelos direitos da personagem. Maria Antonieta declara que a criação da personagem desde a caracterização, personalidade e falas foram criadas por ela, cabendo a Chesperito apenas dar o nome. Bolaños, por sua vez, afirma ser o detentor de todos os direitos e que ela não poderia utilizar o nome original (Chilindrina).

Devido à disputa, Chiquinha não aparece no desenho animado do Chaves. Entretanto, no site oficial de Chiquinha, Maria Antonieta afirma que teria prazer em ceder seu personagem, mas foram os produtores da série (talvez se refira diretamente a Chespirito), os responsáveis pela ausência de Chiquinha na série animada, e que foi posta como a vilã da história devido a boatos sobre ela própria não ter dado permissão para o uso de sua personagem.

Personagens
Chaves . Chiquinha . Cândida . Dona Clotilde . Dona Edwiges . Dona Florinda . Dona Neves . Frederico . Glória . Godinez . Jaiminho, o Carteiro . Malicha . Nhonho . Paty . Professor Girafales . Pópis . Quico . Seu Barriga . Seu Madroga . Seu Madruga . Sr. Furtado