FANDOM

Chaves

Chaves Seriado e Desenho Animado

Nome
Chaves
Morada
Mora na casa nº 8 da vila e em seu barril
Primeira Aparição
Última Aparição
Dublagem
Ator
Chaves é um órfão de aproximadamente oito anos de idade, interpretado por Roberto Gómez Bolaños, cujo nome verdadeiro é desconhecido. É bastante pobre e vive atrás de um pouco de comida ou doces dos demais habitantes da vila. Possui os próprios brinquedos, geralmente dados ou montados com sucata.  

Personalidade Editar

Sua personalidade demonstra uma certa ingenuidade, mas que às vezes é tamanha que parece ironia ou sarcasmo, o que irrita as pessoas, principalmente o Seu Madruga. Apesar de sempre ser chamado de Chaves, não é este seu verdadeiro nome, o qual nunca é revelado, devido à interrupções não intencionadas de outros personagens quando está prestes a ser pronunciado. Isso acontece em 4 oportunidades: com o Seu Madruga, Jaiminho, com a Chiquinha e com o Quico.

Possui um grande coração, mas é sempre incompreendido por todos e também vive levando a culpa por tudo o que acontece na vila, daí um de seus principais bordões: "ninguém tem paciência comigo". É capaz de suportar vários dias sem comer nada, mesmo assim possui um apetite tão grande quanto ou maior que o do Nhonho, sendo capaz de comer bolos e até frangos inteiros e em poucos minutos. Seu melhor amigo é Quico, embora este viva tentando humilhá-lo e ambos estejam sempre brigando.

Chaves mesmo sendo um menino pobre e considerado parte da gentalha pela Dona Florinda, mas ele é um garoto bom de briga e consegue nocautear tanto o Quico quanto o Nhonho, que são os meninos nos quais o Chaves consegue vencer, geralmente aplica (no Quico quase sempre), uma sequência de 3 socos que fazem qualquer um cair no chão, mas em brigas geralmente acaba sendo derrotado pela Chiquinha.

Chaves é apaixonado por Paty, a menina mais bonita da escola, e parece ser correspondido. Fica hipnotizado toda vez que olha para ela e desmaia quando ela o beija.

Outra característica curiosa é que toda vez que fica muito assustado ele tem um "piripaque", ou seja, fica totalmente paralisado com o corpo ligeiramente agachado, o rosto voltado para a frente, um braço apontando para o chão e o outro meio levantado. Aparentemente perde a consciência e só volta a si quando lhe jogam água no rosto. Atualmente Chaves está mais inteligente e menos burro, fazendo com que Quico fique com inveja, mas toda vez que Chaves mostra que é inteligente ,Quico grita:Ai Cale-se, Cale-se, cale-se, Você me deixa loooouuuco! e depois disso Chaves responde: Ninguém tem paciência comigo!

Bordões Editar

  • "Foi sem querer querendo." (pedindo desculpas), a que outros personagens podem, fazendo algo em resposta, dizer "Então eu vou fazer isso (eu vou te acertar) querendo por querer!"'
  • "Tá bom, mas não se irrite." (desculpa)
  • "Ninguém tem paciência comigo!" (reclamação)
  • "Isso, isso, isso!" (quando concorda)
  • "Pi pi pi pi pi pi" (choro)
  • "Ai que burro(a), dá zero pra ele/ela!" (apenas em episódios de escola, quando ele não concorda com alguma resposta de um colega de classe, que geralmente é correta)
  • "Não tem por onde." (de nada)
  • "Ah, também eu nem queria…" (quando lhe negam algo)
  • "'Zás e zás e…" (quando esta animado para fazer algo, ele pode acabar isso com alguma discordância ou continuando animado)
  • "É que me escapuliu" (desculpa)
  • "Seu Madruga, sua vovozinha fazia,…"; "era…"; ou "gostava de…" (dito depois que a Dona Florinda fala da avó de Seu Madruga com um tom raivoso)
  • "Agora sim que eu arrebento isso que você chama de cara." (ameaça)
  • "Tudo eu, tudo eu, tudo eu" (reclamação)
  • "Não, primeiro diz se vai me dar..." (quando Quico está fingindo em querer oferecer um pirulito ou outra coisa que ele está comendo, e quando Chaves pede para o Quico dar, ele responde:Compra!)
  • "Porque eu sempre sou o culpado de tudo?! (reclamação, depois de falar: Tudo eu, tudo eu, tudo eu!)
  • "Por sua culpa Quico, o Seu madruga me bateu! Vai ver só quando eu quebrar isso que você chama de cara!" (Quando Quico faz alguma coisa errada e Seu Madruga pensa que foi o Chaves que fez isso e bate nele e Chaves ameaça bater no Quico porque Quico foi o culpado de tudo)
  • "A minha comida favorita é um sanduiche de presunto!" (Quando perguntam qual é a sua comida favorita)

Relacionamentos Editar

Quico Editar

Seu Madruga Editar

Dona Florinda Editar

Chiquinha Editar

Dona Clotilde Editar

Seu Barriga Editar

Nhonho Editar

Popis Editar

Godinez Editar

Paty Editar

Dona Neves Editar

Malicha Editar

Curiosidades Editar

  • Como seu programa era exibido no canal oito, seu nome ficou "El Chavo del Ocho", no original em espanhol. Por isso, em alguns episódios, o garoto diz morar na casa número oito da vila, apesar de sempre entrar no seu [[|Barril do Chaves|Barril]].
  • No livro O Diário do Chaves (lançado em 2006), é relevado que Chaves havia fugido de um orfanato do qual a mãe o havia deixado bem pequeno, já que lá não se sentia feliz. Foi então que encontrou uma "vila", e uma senhora sozinha, muito idosa, o abrigou no apartamento número 8, junto a ela. Mas logo ela faleceu e Chaves teve que ser despejado, passando a viver então dentro do Barril. Mas para todos, continuava dizendo que morava no apartamento 8. Somente com o lançamento desse livro foi revelado este "enigma" da série.

Fonte Editar

Personagens
Chaves . Chiquinha . Cândida . Dona Clotilde . Dona Edwiges . Dona Florinda . Dona Neves . Frederico . Glória . Godinez . Jaiminho, o Carteiro . Malicha . Nhonho . Paty . Professor Girafales . Pópis . Quico . Seu Barriga . Seu Madroga . Seu Madruga . Sr. Furtado